30.9.06

Revisando Projeto


Revisando o Projeto de Aprendizagem O Café na Saúde com o grupo comecei a reparar o número de cafezinhos que bebo por dia e, sem perceber, posso estar exagerando. É um cafezinho para despertar, um para trabalhar, cafezinho depois do almoço, no lanche, cafezinho para fazer serão, um cafezinho para acompanhar o curso... A verdade é que por ser um poderoso estimulante, no momento que é ingerido, o corpo reage: o sistema nervoso é logo acionado, glândulas liberam adrenalina, o coração bate mais rápido e o sangue ganha mais glicose. Por isso, a cafeína (um dos componentes) é conhecida como uma grande aliada para aumentar a disposição, melhorar a concentração e mandar o sono embora. Considerando que a cafeína é encontrada em outros alimentos vou controlar meus excessos, já que tudo que é em excesso faz mal. Pretendo manter contato com o grupo para aprofundar a questão saúde e dar um alerta:
- A quantidade de cafeína varia de um alimento para outro!
Valores de cafeína encontrados:
- Refrigerantes tipo cola - lata (355ml) - 37 a 45 mg
- Café coado - 1 xícara pequena (50ml) - 39 mg
- Café coado - 1 xícara grande (240ml) - 186 mg
- Café instantâneo - 1 xícara pequena (50ml)- 22 mg
- Café instantâneo - 1 xícara grande (240ml) - 106 mg
- Chá em saquinho - 1 xícara grande (240ml) - 3,2 mg
- Leite achocolatado - 1 copo (240ml) - 5 mg
- Chocolate ao leite - 30g - 60 mg

22.9.06

Fóruns: ampliando horizontes


Com leituras das contribuições dos colegas, intervenções dos professores e participações nos fóruns acredito que estou “ampliando horizontes” na educação. Com muito ainda por fazer...
Trabalhar com Projetos de Aprendizagem é trabalhar na concepção construtivista da educação. Tendo em vista que a educação tem por finalidade a humanização do homem, devemos como educadores aliar todas as oportunidades em busca da criatividade. A proposta construtivista de Piaget dá prioridade à forma como o aluno aprende, enfatizando a construção do conhecimento a partir das relações com a realidade. Têm como ponto de partida a criança e os conhecimentos que ela traz consigo, buscando fazer com que esses saberes sejam aprofundados, reconstruídos em diferentes momentos e de diversas formas. Cabendo ao professor o papel de coordenar as atividades, perceber como cada aluno se desenvolve e propor situações de aprendizagem significativas. O conteúdo é importante, mas o processo pelo qual o aluno chega a ele é a prioridade. Mais importante do que a informação meramente transmitida é saber chegar a ela e estabelecer relações e comparações. As atividades que se estabelecem são mais críticas, opinativas e investigativas.

16.9.06

Evoluindo no projeto


Evoluindo no Projeto de Aprendizagem O Café na Saúde considerando: a interação do grupo e as orientações dos professores, a elaboração, a assimilação e sistematização dos conceitos feitos e organizados a partir do mapa conceitual e de sua revisão. Sempre em contato com as colegas percebi que estamos registrando e aprofundando o problema investigado, favorecidas nos ambientes virtuais e na proposta de trabalho por projeto, pois a aprendizagem está ocorrendo com trocas recíprocas e cooperação.

10.9.06

Epistemologia


Avaliei como o tópico de maior dificuldade que aos poucos consegui delinear, mas ainda precisando aprofundar. Com os estudos e atividades propostas pelo curso, epistemologia aponta-se para mim como a própria indagação do conhecimento e a tendência que vai estimular o desenvolvimento de análises que podem fornecer indicações capazes de estimular a reflexão e a própria revisão dos processos de seleção e organização dos conteúdos de ensino. Considera ponto de partida as manifestações espontâneas das crianças - a dinâmica do conhecimento infantil - para então se planejar as atividades escolares. Esta abordagem enfoca o construtivismo e é esperançosa no sentido de estimular o redimensionamento do conhecimento escolar.

2.9.06

Revisando


Revisando as atividades do PROA 01, 02, 03, 04, 06 e PROA 11 para deixar tudo em dia. Na expectativa de estar acertando, mas aprendendo com o curso a lidar e encarar o erro como uma nova possibilidade, nova tentativa. Em fim, sempre aprender a aprender.