2.12.06

PROAs integração



Através das experiências proporcionadas pela integração do PROA 03 e PROA 04 consegui observar mais o comportamento infantil, o sistema de crenças da criança, suas tendências e orientações de seu comportamento. As crianças entrevistadas são de mesma idade (5 anos) e comunicaram-se espontaneamente, participando das “brincadeiras”.
Observei as características das crianças que se encontram no estágio pré-operatório. Muito importante pelo fato de que tenho contato esporádico com essa faixa etária e, principalmente, observar com atenção suas ações, reações, impressões e falas. Notei que existe certa forma de reconstituição das imagens e experiências mentais no plano intuitivo, ou seja, mais baseada apenas nas percepções e movimentos. Uma importante característica é a incapacidade de descentração, pois, diante de cada uma das situações narradas, as crianças tinham a tendência a centrar a atenção num só traço mais saliente do objeto de seu raciocínio, em detrimento dos demais aspectos importantes.
O pensamento pré-operacional é muito concreto, não é reversível, pois não faz mais do que repetir aspectos irreversíveis da realidade e não consegue anular um percurso.

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