Com o curso está sendo possível analisar concepção piagetiana do conhecimento humano. O educando é o centro do processo ensino-aprendizagem e a escola deve desenvolver metodologias que estimulem a participação num ambiente agradável e adequado. O conhecimento é considerado uma atividade dirigida, voltada para a experiência; é pela experimentação que o aluno aprende.
Para o construtivismo de Piaget, ao contrário da escola tradicional em que o educando não participa das decisões curriculares que são tomadas por um grupo do qual ele não faz parte, o ensino resulta de uma construção continua do conhecimento que se faz por meio da interação social, ou seja, das relações entre os homens e de sua ação no mundo. Nesse modelo, a pessoa e a sociedade tendem a superar o empirismo das teorias tradicionais, buscando nas relações interpessoais, a interação sujeito-objeto e sujeito-mundo. O Construtivismo procura realçar a capacidade da adaptação da inteligência e da afetividade a partir da interação social.
A educação nesta perspectiva não é uma proposta pronta, com "receitas", e sim uma forma de pensar e perceber a vida que considera as relações entre educadores e educandos, protagonistas do processo de construção do conhecimento, onde as experiências de vida são ponto de partida na perspectiva interdisciplinar do conhecimento e, significativas para o mundo da vida dos educandos.
Piaget cada vez mais no nosso dia-a-dia de educadores.
Para o construtivismo de Piaget, ao contrário da escola tradicional em que o educando não participa das decisões curriculares que são tomadas por um grupo do qual ele não faz parte, o ensino resulta de uma construção continua do conhecimento que se faz por meio da interação social, ou seja, das relações entre os homens e de sua ação no mundo. Nesse modelo, a pessoa e a sociedade tendem a superar o empirismo das teorias tradicionais, buscando nas relações interpessoais, a interação sujeito-objeto e sujeito-mundo. O Construtivismo procura realçar a capacidade da adaptação da inteligência e da afetividade a partir da interação social.
A educação nesta perspectiva não é uma proposta pronta, com "receitas", e sim uma forma de pensar e perceber a vida que considera as relações entre educadores e educandos, protagonistas do processo de construção do conhecimento, onde as experiências de vida são ponto de partida na perspectiva interdisciplinar do conhecimento e, significativas para o mundo da vida dos educandos.
Piaget cada vez mais no nosso dia-a-dia de educadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário