Com o desenvolvimento do nosso Projeto de Aprendizagem e o uso dos ambientes do curso comecei a refletir sobre as barreiras e desafios a serem ultrapassados, sem perder jamais a força e a expectativa de promoção da aprendizagem. A escola brasileira está sendo pressionada a dar conta de sua função social, ultrapassando a lógica da exclusão social e digital, da pobreza e da violência. O acesso às tecnologias e seus recursos ainda não são suficientes, assim como se faz necessária à abertura das grades curriculares - ordenação, procedimentos e conteúdos.
São muitos os desafios que se colocam cotidianamente para aos que pensam e desenvolvem projetos de aprendizagem aliados a promoção da inclusão digital. Acredito que o principal entrave está além da carência de recursos tecnológicos, mas sim na visão simplista do uso da tecnologia. O computador e a Internet não podem ser encarados apenas como recursos que chegaram para substituir o quadro-verde, o giz, a cartilha, o livro,... É preciso salientar que as Mídias e as TICs possuem características próprias e representam novas possibilidades a serem exploradas. Precisamos discuti-los, analisá-los e utilizá-los num trabalho pedagógico cooperativo e construtivista. Trabalho que precisa valorizar a construção do comportamento infantil, dando ênfase à atividade interdisciplinar, à postura do educador em favorecer atividades que propiciam o prazer, a alegria, a pesquisa, a inter-relação, a parceria, gerando um clima afetuoso no sujeito-criança, permitindo ao processo de aprendizagem uma efetivação satisfatória e realizadora.
5.8.06
Reflexões: Projeto de Aprendizagem e uso das TICs
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
oi!!!!, dei uma passadinha aqui para te dar um abraço.
Berna
Enviar um comentário