7.10.06

Educação Inclusiva


Analisando os textos disponíveis no PROA 07 começo a me perguntar, como realmente ocorre a inclusão dos professores na educação inclusiva?
Começar de onde estamos assumir as diferenças reconhecer-se nelas, reconhecer que a pessoa com necessidades especiais educacionais dispõe de outras formas de perceber os fatos e, portanto, de outras formas de relacioná-los e de atuar sobre eles. Diversificar as atividades e conceber que os alunos precisam de liberdade para aprender do seu modo, de acordo com suas condições. Assim, inclusão é estar com, é interagir com o outro.
Tem-se o desafio de viabilizar práticas que garantam aos alunos com diferenças constitutivas o seu aprendizado, desenvolvimento e integração. Os referenciais teóricos estudados nesta disciplina possibilitam refletir sobre a implementação gradual, porém bem sucedida, do projeto de educação inclusiva nas escolas brasileiras.
A Declaração de Salamanca (documento – Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais) afirma que
alunos com necessidades educacionais especiais devem ser incluídos em escolas regulares, tal como a maioria das crianças postulando serem as escolas inclusivas o modo mais eficiente de luta contra a segregação. O principal desafio dessas escolas consiste em desenvolver uma pedagogia centrada no processo de ensinar e aprender, capaz de educar a todas elas, inclusive aquelas que possuem desvantagens severas.
A certeza de que nossas práticas pedagógicas precisam ser revistas...

Sem comentários: