24.11.06

Professora Parceira


Esta foto registra um dos momentos de preparação para a realização dos projetos de aprendizagem para o próximo ano letivo. Eu e a minha professora parceira Vera Fischer realizamos juntas estudos sobre educação, construtivismo e projetos de aprendizagem. Fora de seu horário de trabalho, voluntariamente e muito entusiasmada está desenvolvendo seu Projeto de Aprendizagem: o tênis. Utilizando pela primeira vez as ferramentas que as TICs proporcionam lançou-se a descobrir a origem do calçado tênis e qual a relação do seu uso com o chulé e as varizes. Em sua síntese está explorando o Cmap e o power point, mantendo contato por e-mail e msn.
Eu a conheço a alguns anos, sempre bem humorada, curiosa e disposta a experimentar algo novo, principalmente se puder aplicar nas aulas com seus alunos. Tenho a certeza de que fiz o convite a pessoa certa: a Vera é uma autêntica educadora que traz na sua essência o forte sentido do: "aprender a aprender".

18.11.06

A inclusão


Estudando o PROA 07 reflito sobre a inclusão. Acredito que a inclusão ainda traz algumas inseguranças para nós professores e para os portadores de necessidades educacionais especiais, mas são normais, vividos por todos nós em situações de mudança. O importante é estarmos buscando soluções para superar dificuldades e conflitos. Mudança de olhar sobre o sujeito e o processo educacional para promover o desenvolvimento da autonomia, com maior consciência de suas limitações e potencialidades. Reforçando o registro feito pelo autor Hugo Otto Beyer em que os professores definem o projeto da educação inclusiva como:

  • uma proposta irreversível;
  • uma democratização do ensino, do acesso à escola;
  • uma cultura inclusiva;um caminho (sem retorno, com muitas pedras);
  • um projeto com demandas direcionadas à transformação da escola.

Nesse contexto, a instrumentalização do aluno a fim de diminuir suas dificuldades e facilitar o processo de aprendizagem, por meio de adaptações que vão desde o mobiliário, material pedagógico ao uso da informática e tecnologia assistida, contribuirão para que o aluno sinta-se capaz, seguro, portanto, apto a participar no grupo e na sociedade.

14.11.06

Leituras e café


Aproveitando os raros momentos livres da semana para a realização de leituras e consumindo o gostoso cafezinho. Leituras importantes e necessárias para o entendimento dos PROAs, participação efetiva e, principalmente, porque o Curso vêm se constituindo para mim como espaço privilegiado para a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura e da escrita.

12.11.06

Televisão & Educação


Ao iniciar a leitura do livro Televisão & Educação: Fruir e Pensar a TV fiz uma pausa na página 57, cujo trecho vou destacar aqui em meu blog:
“Já vimos que esse processo todo de ver e produzir imagens, no caso, imagens televisivas, existe como prática social, imerso que está em sua dinâmica econômica, política e cultural. E existe como uma linguagem do nosso tempo, como um modo de produzir, criar, imaginar, narrar histórias, sonoridades, cores, figuras, personagens, notícias. Também, certamente, como um modo de ensinar, vender idéias e produtos, convencer, sensibilizar, convocar.”
A autora Rosa Maria Bueno Fischer convida de forma agradável a analisar a complexidade da televisão e a discutir sua abordagem pedagógica. Comecei a fazer uma avaliação da tv em minha vida e afirmo que ela atua desde os meus 7 anos quando meu pai adquiriu nosso primeiro televisor. Lembro que funcionava em alguns horários e esperávamos ansiosos pelas novidades e artistas que se apresentavam. Com o tempo, programação ficou variada e mais canais podendo fazer opções, mas todos com muitos comerciais. Fiquei pensando que com a tv aprendi a ficar mais dispersa, a não me concentrar por muito tempo e ter que reverter isso. Acostumei a fazer “intervalos comerciais” em meus raciocínios ou em minha concentração. Agora avaliando as técnicas de persuasão dos programadores e propagandistas que no esforço de orientar convicções, atitudes ou ações, selecionam argumentos, fatos, símbolos, palavras, gestos, músicas, etc. para causar o melhor efeito possível sobre o público. Um poder exercido por meio da produção e transmissão de idéias. Influencia valores, a vida em sociedade e a conduta das pessoas.

11.11.06

Aprendendo com os Projetos da Turma 03-RS

Importante registrar que ao fazer a leitura dos Projetos de Aprendizagem dos colegas da minha turma encontrei novidades, atrativos e esclarecimentos valiosos sobre diferentes temas do interesse e preocupações do cotidiano. Aqui vou destacar os dois projetos que escolhi para avaliar:
- O Projeto de Aprendizagem Extração e Meio Ambiente, que entre as várias considerações do grupo cabe citar: “A população não é contra o trabalho das indústrias, mas a favor do cumprimento da legislação, a fim de que diminua o impacto ambiental”. Parabéns as colegas: Tânia - Deonila - Marilda- Sonia -Ana Maria – Cristiane
- O Projeto de Aprendizagem Matemática e Preconceitos em que as colegas Adriana e Bernadete tiveram êxito em tratar a matemática no sentido de “desassossego da procura” citando expressões de Albert Einstein, dicionário Luft, e outros. Não afirmaram com cientificidade, mas colocaram que existe relação com a metodologia: “tem mesmo um papel fundamental nesta manutenção ou não, do preconceito com a Matemática”.
Seguindo a página do proavirtual blogspot iniciei uma re-leitura de alguns dos Projetos de Aprendizagem já construídos por outras turmas e tenho a certeza de muita coisa a explorar e conhecer.

4.11.06

Relacionando o estudo



Ao estudar no Proa 05 o texto Educação, subjetividade e cultura nos espaços midiáticos da professora Rosa M. B. Fischer foi possível analisar a questão do dispositivo pedagógico da mídia e os desafios que a escola tem a enfrentar e, ao mesmo tempo, relacionar com as atividades desenvolvidas em sala de aula. Associei ao texto de Carlos Drummond de Andrade usado como referência para analisar a sociedade contemporânea, globalização e meios de comunicação. Sem dúvida focaliza a invasão de mercadorias na sociedade contemporânea, que coisifica as pessoas.
Observação: disponível em Ofício do professor aprender mais para ensinar melhor volume2 Programa de educação a distância para professores - MEC.

Curiosidade no Projeto


Uma das importantes curiosidades que o grupo selecionou ao organizar o relatório do Projeto de Aprendizagem O Café na Saúde é a relação entre o café e a aviação. Alberto Santos-Dumont foi finaciado pela riqueza do café que a família possuía. Em suas tentativas de voar, Alberto saia impecavelmente vestido, entrava num bar e pedia um café. Exigia sempre café brasileiro.

2.11.06

O nosso café


Em grupo, registramos nossas considerações finais sobre o projeto de aprendizagem O café na Saúde confirmando que:
- o consumo moderado de até cinco xícaras de café de 100ml por dia com (intervalo de 2 horas) não só não faz mal, mas inclusive podem trazer alguns benefícios à saúde;
- previne de várias doenças, como o câncer de cólon, diabetes, a doença de Parkinson e o mal de Alzheimer, porque ele possui propriedades antioxidantes e protege os neurônios;
- algumas substâncias contidas no café que inibem a integrase viral do HIV, estão abrindo um novo leque de possibilidades de cura para este mal da atualidade;
- em várias situações, o café faz bem para o organismo, podendo até protegê-lo de algumas doenças quando ingerido em quantidades corretas, pois o exagero pode fazer mal!
Verifique: http://proavirtualg35.pbwiki.com/