Estudando o PROA 07 reflito sobre a inclusão. Acredito que a inclusão ainda traz algumas inseguranças para nós professores e para os portadores de necessidades educacionais especiais, mas são normais, vividos por todos nós em situações de mudança. O importante é estarmos buscando soluções para superar dificuldades e conflitos. Mudança de olhar sobre o sujeito e o processo educacional para promover o desenvolvimento da autonomia, com maior consciência de suas limitações e potencialidades. Reforçando o registro feito pelo autor Hugo Otto Beyer em que os professores definem o projeto da educação inclusiva como:
- uma proposta irreversível;
- uma democratização do ensino, do acesso à escola;
- uma cultura inclusiva;um caminho (sem retorno, com muitas pedras);
- um projeto com demandas direcionadas à transformação da escola.
Nesse contexto, a instrumentalização do aluno a fim de diminuir suas dificuldades e facilitar o processo de aprendizagem, por meio de adaptações que vão desde o mobiliário, material pedagógico ao uso da informática e tecnologia assistida, contribuirão para que o aluno sinta-se capaz, seguro, portanto, apto a participar no grupo e na sociedade.
1 comentário:
Fatima, esta definição de Educação Inclusiva e da instrumentalização do aluno a fim de diminuir suas dificuldades e facilitar o processo de aprendizagem, por meio de adaptações que vão desde o mobiliário, material pedagógico ao uso da informática e tecnologia assistida, contribuirão para que o aluno sinta-se capaz, seguro, portanto, apto a participar no grupo e na sociedade. Facilitando e beneficiando as práticas do professor com relação a uma formação específica na área, com a utilização de recursos no seu planejamento.Não esquecendo da participação efetiva da Escola.
Enviar um comentário