Com a realização do Projeto de Aprendizagem O Café na Saúde e estudos nos diversos PROAs tenho definido e experimentado claramente o que vem a ser trabalhar com Projetos de Aprendizagem.
O projeto de Aprendizagem é na verdade um percurso por um tema-problema-curiosidade que favorece a investigação, a análise, a interpretação e a crítica, onde a atitude de cooperação predomina.
O projeto de Aprendizagem é na verdade um percurso por um tema-problema-curiosidade que favorece a investigação, a análise, a interpretação e a crítica, onde a atitude de cooperação predomina.
A aprendizagem, e, conseqüentemente, a educação do aluno, é algo que decorre, diretamente, da ação do aluno - não do professor. A participação deste no processo é indireta. O professor é o animador, incentivador e facilitador do aprendizado do aluno, sendo necessário que se organize “ambientes de aprendizagem” que sejam capazes de otimizar as oportunidades de aprendizagem dos alunos, aprendizagem significativa, flexível e duradoura.
Referenciado pela teoria piagetiana, a aprendizagem acontece a partir da interação entre o aprendiz e o objeto de conhecimento, dentro de um contexto com sentido e significado. O aprendiz, sujeito ativo, usa sua experiência e seu conhecimento para resolver problemas. Trabalha com diferentes tipos de informações, estabelece conexões entre as informações, questionando a idéia de uma versão única da realidade. Dessa forma, tem-se conhecimento como instrumento para a compreensão da realidade e possível intervenção nela. O conteúdo é visto dentro de um contexto que lhe dá sentido e propõe flexibilidade no tempo, no espaço e nas atividades escolares, permitindo que os alunos estabeleçam suas próprias estratégias.
Senti isso no desenvolvimento de nosso Projeto de Aprendizagem que objetivamos esclarecer os efeitos positivos e negativos do café na saúde, manuseamos informações, testamos e confrontamos idéias, enriquecemos com as discussões, fóruns e ambientes proporcionados para a troca. Pesquisamos muito, sistematizamos e produzimos nossos textos procurando divulgar de maneira clara e coerente para socializar o conhecimento produzido pelo grupo entre todos os participantes desse curso e, se possível, posteriormente a pessoas da comunidade próxima e on line.
Senti isso no desenvolvimento de nosso Projeto de Aprendizagem que objetivamos esclarecer os efeitos positivos e negativos do café na saúde, manuseamos informações, testamos e confrontamos idéias, enriquecemos com as discussões, fóruns e ambientes proporcionados para a troca. Pesquisamos muito, sistematizamos e produzimos nossos textos procurando divulgar de maneira clara e coerente para socializar o conhecimento produzido pelo grupo entre todos os participantes desse curso e, se possível, posteriormente a pessoas da comunidade próxima e on line.
Com Educação por Projetos de Aprendizagem vamos construir uma nova história: a concretização da escola democrática e cidadã.
2 comentários:
Fátima, obrigada,fiquei muito contente com o seu comentário, pois a opinião de vocês é muito importante. Tudo de bom!
Fátima, legal teu comentário com relação ao nosso Projeto de Aprendizagem O Café na Saúde, quando tu também define PROJETO, como "Um tema-problema-curiosidade que favorece a investigação, a análise, a interpretação e a crítica" isso tudo o personagem principal é nosso aluno, garantindo um aprender com prazer.Muito Bom.
Enviar um comentário