28.10.06

De olho na mídia

O país inteiro estará neste domingo de olho na mídia. Aguarda-se a notícia sobre: quem realmente será eleito presidente do Brasil? E aqui no Rio Grande do Sul: será que teremos pela primeira vez uma mulher a administrar o Estado? Agora considero importante é a escolha democrática e a possibilidade de mudanças. Mudanças que pelo TSE já iniciaram. É possível acompanhar e verificar pelo site do Tribunal Superior Eleitoral as informações sobre os bens do candidato que disputam cargos públicos; anteriormente isso só era possível feito pessoalmente. É de certa forma a democracia e o serviço público on line para o cidadão brasileiro.

23.10.06

A avaliação como foco

Ao iniciar os estudos e reflexões sobre avaliação da aprendizagem tenho em mente que freqüentemente a Escola tende a privilegiar o acesso ao conhecimento, em detrimento de outras formas de aprendizagem, mas o processo de aprendizagem do conhecimento nunca está acabado e é preciso conceber a educação como um todo. É necessária uma educação que se assente em aprendizagens fundamentais - Aprender a Conhecer, a Ser, a Fazer e a Viver Juntos. Para Jacques Delors (1996) esses quatro pilares da educação foram pensados em função das profundas mudanças que vêem ocorrendo na atualidade e das incertezas e perplexidades geradas por essas mesmas mudanças. Para desenvolver tais competências, é preciso dispor de uma metodologia que trabalhe a informação indicando, ao mesmo tempo, como construir o próprio texto/contexto, como pesquisar e, também, considerar as diferentes maneiras como as pessoas aprendem. Organizando aulas cooperativas, projetos referentes à vida cotidiana, projetos de aprendizagem, cooperativamente construídos e avaliados; permite construir uma escola alicerçada no real, aberta a múltiplas relações com o exterior: onde nela o educando trabalha para valer e dispõe dos meios para afirmar-se.
O processo de avaliação que ainda se estabelece em muitas escolas se assenta na manutenção das relações de poder no universo escolar, em que o educando é um depositário do saber e o educador o detentor do saber e, conseqüentemente, o poder. É o educador que determina as formas de conhecimento formal e cabe ao educando a repetição daquilo que o educador lhe passou, nos de testes e provas. Esta estrutura pedagógica vem sendo criticada nos últimos anos (Piaget, Vygotsky, Freire, Emília Ferreiro, Gadner, Freinet, Vasconcelos, Luckesi, Fazenda, entre outros) afirmando o caráter discriminatório e excludente desta prática avaliativa.
À medida que se considera o educador e o educando como sujeitos históricos e produtores do conhecimento, entende o educador como mediador entre o conhecimento acumulado historicamente e o educando; pressupõe um conhecimento dinâmico e, assim, o processo de avaliação assume novas características. O aluno deve ser avaliado cotidianamente, cumulativamente e diagnosticamente, tendo em vista as relações sociais que ele estabelecem, enfim, com sua realidade social, objetivando a aprendizagem.



18.10.06

Mensagem aos Professores


“Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade”.
Walt Disney

Esta é uma das mensagens que recebi por e-mail de duas alunas e gostaria de compartilhar com meus colegas e professores do curso. Eu a selecionei porque elas usaram um dos pensamentos que refleti com a turma numa das primeiras aulas e, ao desejarem um Feliz Dia do Professor, reafirmaram o desejo de lutar pelos seus sonhos: o de serem professoras. Fiquei extremamente emocionada e pensando em quantos mais irão abraçar a causa da educação?

14.10.06

Definindo e experimentando PA

Com a realização do Projeto de Aprendizagem O Café na Saúde e estudos nos diversos PROAs tenho definido e experimentado claramente o que vem a ser trabalhar com Projetos de Aprendizagem.
O projeto de Aprendizagem é na verdade um percurso por um tema-problema-curiosidade que favorece a investigação, a análise, a interpretação e a crítica, onde a atitude de cooperação predomina.
A aprendizagem, e, conseqüentemente, a educação do aluno, é algo que decorre, diretamente, da ação do aluno - não do professor. A participação deste no processo é indireta. O professor é o animador, incentivador e facilitador do aprendizado do aluno, sendo necessário que se organize “ambientes de aprendizagem” que sejam capazes de otimizar as oportunidades de aprendizagem dos alunos, aprendizagem significativa, flexível e duradoura.
Referenciado pela teoria piagetiana, a aprendizagem acontece a partir da interação entre o aprendiz e o objeto de conhecimento, dentro de um contexto com sentido e significado. O aprendiz, sujeito ativo, usa sua experiência e seu conhecimento para resolver problemas. Trabalha com diferentes tipos de informações, estabelece conexões entre as informações, questionando a idéia de uma versão única da realidade. Dessa forma, tem-se conhecimento como instrumento para a compreensão da realidade e possível intervenção nela. O conteúdo é visto dentro de um contexto que lhe dá sentido e propõe flexibilidade no tempo, no espaço e nas atividades escolares, permitindo que os alunos estabeleçam suas próprias estratégias.
Senti isso no desenvolvimento de nosso Projeto de Aprendizagem que objetivamos esclarecer os efeitos positivos e negativos do café na saúde, manuseamos informações, testamos e confrontamos idéias, enriquecemos com as discussões, fóruns e ambientes proporcionados para a troca. Pesquisamos muito, sistematizamos e produzimos nossos textos procurando divulgar de maneira clara e coerente para socializar o conhecimento produzido pelo grupo entre todos os participantes desse curso e, se possível, posteriormente a pessoas da comunidade próxima e on line.
Com Educação por Projetos de Aprendizagem vamos construir uma nova história: a concretização da escola democrática e cidadã.

12.10.06

Jogos e passatempos com café


Os Jogos e passatempos com café organizados pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) valem à pena divulgar, pois estão distribuídos conforme a faixa etária e apresentam opções variadas: quebra-cabeças, desenho, cores, formas, números, memória, palavras-cruzadas e outros.
Confira:
http://www.abic.com.br/jogos/index.html

8.10.06

Religiosidade


Hoje vivi momentos de intensa religiosidade expressada na 55ª Romaria ao Monumento de Fátima em minha cidade. Sob a inspiração "Levanta-te e vem com Maria viver em comunidade" a procissão representou um belíssimo ato de fé. Sinto-me revigorada.
Como um trecho de seus cânticos: "Vestida de branco, cercada de luz, quão bela não era a Mãe de Jesus.
A três pastorinhos foi que Ela falou e, então nova aurora nas almas raiou."

7.10.06

Educação Inclusiva


Analisando os textos disponíveis no PROA 07 começo a me perguntar, como realmente ocorre a inclusão dos professores na educação inclusiva?
Começar de onde estamos assumir as diferenças reconhecer-se nelas, reconhecer que a pessoa com necessidades especiais educacionais dispõe de outras formas de perceber os fatos e, portanto, de outras formas de relacioná-los e de atuar sobre eles. Diversificar as atividades e conceber que os alunos precisam de liberdade para aprender do seu modo, de acordo com suas condições. Assim, inclusão é estar com, é interagir com o outro.
Tem-se o desafio de viabilizar práticas que garantam aos alunos com diferenças constitutivas o seu aprendizado, desenvolvimento e integração. Os referenciais teóricos estudados nesta disciplina possibilitam refletir sobre a implementação gradual, porém bem sucedida, do projeto de educação inclusiva nas escolas brasileiras.
A Declaração de Salamanca (documento – Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais) afirma que
alunos com necessidades educacionais especiais devem ser incluídos em escolas regulares, tal como a maioria das crianças postulando serem as escolas inclusivas o modo mais eficiente de luta contra a segregação. O principal desafio dessas escolas consiste em desenvolver uma pedagogia centrada no processo de ensinar e aprender, capaz de educar a todas elas, inclusive aquelas que possuem desvantagens severas.
A certeza de que nossas práticas pedagógicas precisam ser revistas...

1.10.06

Era digital


Trabalhando no PROA 03 com o texto Aprendizagem Cooperativa em Ambientes Telemáticos considerei importante destacar do algumas características do novo paradigma educacional segundo Fellers (1996).
Paradigma novo
(Era Digital/da Informação)
Conhecimento:
Construção coletiva pelos estudantes e professor.
Estudantes: Ativos, construtores, descobridores, transformadores do conhecimento. Tomam decisões.
Objetivo do professor: Desenvolver os talentos dos alunos.
Relações: Pessoal entre os estudantes e entre professor e estudantes.
Contexto: Aprendizagem cooperativa e equipes cooperativas de professores, infinidade de Informação.
Concepções do educador (pressupostos): Ensinar é complexo e requer considerável formação.

30.9.06

Revisando Projeto


Revisando o Projeto de Aprendizagem O Café na Saúde com o grupo comecei a reparar o número de cafezinhos que bebo por dia e, sem perceber, posso estar exagerando. É um cafezinho para despertar, um para trabalhar, cafezinho depois do almoço, no lanche, cafezinho para fazer serão, um cafezinho para acompanhar o curso... A verdade é que por ser um poderoso estimulante, no momento que é ingerido, o corpo reage: o sistema nervoso é logo acionado, glândulas liberam adrenalina, o coração bate mais rápido e o sangue ganha mais glicose. Por isso, a cafeína (um dos componentes) é conhecida como uma grande aliada para aumentar a disposição, melhorar a concentração e mandar o sono embora. Considerando que a cafeína é encontrada em outros alimentos vou controlar meus excessos, já que tudo que é em excesso faz mal. Pretendo manter contato com o grupo para aprofundar a questão saúde e dar um alerta:
- A quantidade de cafeína varia de um alimento para outro!
Valores de cafeína encontrados:
- Refrigerantes tipo cola - lata (355ml) - 37 a 45 mg
- Café coado - 1 xícara pequena (50ml) - 39 mg
- Café coado - 1 xícara grande (240ml) - 186 mg
- Café instantâneo - 1 xícara pequena (50ml)- 22 mg
- Café instantâneo - 1 xícara grande (240ml) - 106 mg
- Chá em saquinho - 1 xícara grande (240ml) - 3,2 mg
- Leite achocolatado - 1 copo (240ml) - 5 mg
- Chocolate ao leite - 30g - 60 mg

22.9.06

Fóruns: ampliando horizontes


Com leituras das contribuições dos colegas, intervenções dos professores e participações nos fóruns acredito que estou “ampliando horizontes” na educação. Com muito ainda por fazer...
Trabalhar com Projetos de Aprendizagem é trabalhar na concepção construtivista da educação. Tendo em vista que a educação tem por finalidade a humanização do homem, devemos como educadores aliar todas as oportunidades em busca da criatividade. A proposta construtivista de Piaget dá prioridade à forma como o aluno aprende, enfatizando a construção do conhecimento a partir das relações com a realidade. Têm como ponto de partida a criança e os conhecimentos que ela traz consigo, buscando fazer com que esses saberes sejam aprofundados, reconstruídos em diferentes momentos e de diversas formas. Cabendo ao professor o papel de coordenar as atividades, perceber como cada aluno se desenvolve e propor situações de aprendizagem significativas. O conteúdo é importante, mas o processo pelo qual o aluno chega a ele é a prioridade. Mais importante do que a informação meramente transmitida é saber chegar a ela e estabelecer relações e comparações. As atividades que se estabelecem são mais críticas, opinativas e investigativas.

16.9.06

Evoluindo no projeto


Evoluindo no Projeto de Aprendizagem O Café na Saúde considerando: a interação do grupo e as orientações dos professores, a elaboração, a assimilação e sistematização dos conceitos feitos e organizados a partir do mapa conceitual e de sua revisão. Sempre em contato com as colegas percebi que estamos registrando e aprofundando o problema investigado, favorecidas nos ambientes virtuais e na proposta de trabalho por projeto, pois a aprendizagem está ocorrendo com trocas recíprocas e cooperação.

10.9.06

Epistemologia


Avaliei como o tópico de maior dificuldade que aos poucos consegui delinear, mas ainda precisando aprofundar. Com os estudos e atividades propostas pelo curso, epistemologia aponta-se para mim como a própria indagação do conhecimento e a tendência que vai estimular o desenvolvimento de análises que podem fornecer indicações capazes de estimular a reflexão e a própria revisão dos processos de seleção e organização dos conteúdos de ensino. Considera ponto de partida as manifestações espontâneas das crianças - a dinâmica do conhecimento infantil - para então se planejar as atividades escolares. Esta abordagem enfoca o construtivismo e é esperançosa no sentido de estimular o redimensionamento do conhecimento escolar.

2.9.06

Revisando


Revisando as atividades do PROA 01, 02, 03, 04, 06 e PROA 11 para deixar tudo em dia. Na expectativa de estar acertando, mas aprendendo com o curso a lidar e encarar o erro como uma nova possibilidade, nova tentativa. Em fim, sempre aprender a aprender.

26.8.06

Estudando Piaget

Com o curso está sendo possível analisar concepção piagetiana do conhecimento humano. O educando é o centro do processo ensino-aprendizagem e a escola deve desenvolver metodologias que estimulem a participação num ambiente agradável e adequado. O conhecimento é considerado uma atividade dirigida, voltada para a experiência; é pela experimentação que o aluno aprende.
Para o construtivismo de Piaget, ao contrário da escola tradicional em que o educando não participa das decisões curriculares que são tomadas por um grupo do qual ele não faz parte, o ensino resulta de uma construção continua do conhecimento que se faz por meio da interação social, ou seja, das relações entre os homens e de sua ação no mundo. Nesse modelo, a pessoa e a sociedade tendem a superar o empirismo das teorias tradicionais, buscando nas relações interpessoais, a interação sujeito-objeto e sujeito-mundo. O Construtivismo procura realçar a capacidade da adaptação da inteligência e da afetividade a partir da interação social.
A educação nesta perspectiva não é uma proposta pronta, com "receitas", e sim uma forma de pensar e perceber a vida que considera as relações entre educadores e educandos, protagonistas do processo de construção do conhecimento, onde as experiências de vida são ponto de partida na perspectiva interdisciplinar do conhecimento e, significativas para o mundo da vida dos educandos.
Piaget cada vez mais no nosso dia-a-dia de educadores.


20.8.06

Divertindo




Minhas três primeiras fases de Piaget......Entre tantos estudos e reflexões, algumas diversões.Que todos tenhamos uma boa semana de trabalho e alegrias.

11.8.06

Registrando...


Envolvida com o trabalho, família, estudos e tendo o cuidado em registrar minhas idéias nos fóruns, no ambiente e-proinfo, blog e no pbwiki. As atividades do curso exigiram muita atenção esta semana e foi um pouco complicado fazer e concluir a nova página no pbwiki. A interação com colegas e professores está sendo valiosa neste processo e nessa construção.

5.8.06

Reflexões: Projeto de Aprendizagem e uso das TICs

Com o desenvolvimento do nosso Projeto de Aprendizagem e o uso dos ambientes do curso comecei a refletir sobre as barreiras e desafios a serem ultrapassados, sem perder jamais a força e a expectativa de promoção da aprendizagem. A escola brasileira está sendo pressionada a dar conta de sua função social, ultrapassando a lógica da exclusão social e digital, da pobreza e da violência. O acesso às tecnologias e seus recursos ainda não são suficientes, assim como se faz necessária à abertura das grades curriculares - ordenação, procedimentos e conteúdos.
São muitos os desafios que se colocam cotidianamente para aos que pensam e desenvolvem projetos de aprendizagem aliados a promoção da inclusão digital. Acredito que o principal entrave está além da carência de recursos tecnológicos, mas sim na visão simplista do uso da tecnologia. O computador e a Internet não podem ser encarados apenas como recursos que chegaram para substituir o quadro-verde, o giz, a cartilha, o livro,... É preciso salientar que as Mídias e as TICs possuem características próprias e representam novas possibilidades a serem exploradas. Precisamos discuti-los, analisá-los e utilizá-los num trabalho pedagógico cooperativo e construtivista. Trabalho que precisa valorizar a construção do comportamento infantil, dando ênfase à atividade interdisciplinar, à postura do educador em favorecer atividades que propiciam o prazer, a alegria, a pesquisa, a inter-relação, a parceria, gerando um clima afetuoso no sujeito-criança, permitindo ao processo de aprendizagem uma efetivação satisfatória e realizadora.